sexta-feira, 24 de junho de 2016

Novo site da Prefeitura entra no ar neste fim de semana

Neste fim de semana entra no ar o novo site da Prefeitura de Joinville. 

Focado em serviços e orientações ao cidadão, acessibilidade, responsividade (é acessível de qualquer dispositivo: celular, tablet, notebook), a ferramenta traz novos conceitos, adotados mundialmente, e visa melhorar o gerenciamento de conteúdos de todos os órgãos do Poder Executivo Municipal.

O novo site estará disponível entre sábado e domingo neste mesmo endereço: www.joinville.sc.gov.br.

O projeto

O novo site nasceu de necessidades diagnosticadas no âmbito da administração municipal. Após um amplo trabalho de pesquisa, focado principalmente em experiências de governos digitais que estão dando certo mundialmente, o trabalho de implementação da ferramenta e dos conteúdos iniciais durou dez meses para ficar pronto.

O desenvolvimento

Todo planejamento e desenvolvimento da ferramenta foi feito por equipes internas da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), sem gastos de recursos públicos.

A construção dos conteúdos passa a ter uma nova forma de gestão e será feita em parceria com todos os órgãos municipais. À medida em que mais conteúdos estejam tratados, sites atuais de órgãos serão descontinuados e seus conteúdos unificados nesta nova plataforma.

Como usar

O acesso aos conteúdos é possível por meio de campo de busca – um dos diferenciais do projeto – ou por meio de navegação por categorias próximas ao dia-a-dia do cidadão.

O site também agrega agenda de acontecimentos públicos, desde eventos culturais até processos de inscrições, interdições programadas de vias e outros acontecimentos temporais. 

Também traz notícias, publicações (conjuntos de documentos e dados) e dá mais transparência às informações institucionais dos órgãos, como competências, locais, contatos e pessoas responsáveis.

Acessando a seção Sobre o site, é possível saber mais sobre os principais conceitos do site e como usá-lo.

Participação

O site também permite que usuários reportem erros ou sugiram melhorias nos conteúdos, por meio de links chamados “Percebeu algum problema nesta página”, ao fim de cada conteúdo.

Ele também oferece botões de compartilhamento dos conteúdos em redes sociais, inclusive por Whatsapp, para quem acessar por meio de smartphones e telefones celulares.

Nenhum comentário: