quarta-feira, 12 de junho de 2013

Projeto incentiva mulheres a praticar caminhadas


Pelo menos três vezes por semana um grupo de mulheres da área rural de Joinville deixa seus afazeres matinais para caminhar. A ação faz parte de projeto desenvolvido pela Fundação 25 de Julho com os Grupos de Desenvolvimento da Mulher Rural. Bruno Alexandre de Souza, estagiário de Educação Física na Fundação, é quem faz acompanhamento técnico. Ele conta que o projeto está inserido em seu trabalho de conclusão de curso e os resultados devem ser divulgados no final do mês de julho, data que se encerra a fase de experimentos. 

As caminhadas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, com duração entre uma hora e uma hora e meia de atividade, sempre nas estradas da região rural. Nesta quarta-feira (12/6), o trajeto foi na Estrada Dedo Grosso, lateral da Rodovia do Arroz. “A intenção do projeto é medir a relação da resistência aeróbica em mulheres com idade entre 55 e 75 anos”, explica Bruno. Ele conta que as caminhadas podem prevenir doenças crônico-degenerativas, além de contribuírem para o condicionamento físico das participantes.

O projeto termina em julho, mas as caminhadas continuam. Pelo menos esta é a vontade das mais de 20 mulheres que participam das atividades. “É uma iniciativa muito boa para nós e com certeza vamos incentivar para que todas continuem participando das caminhadas”, disse Mareli Felipe, moradora na Rodovia do Arroz.

Nenhum comentário: