segunda-feira, 3 de junho de 2013

CEI Raio de Sol prioriza educação ambiental

O lago do Jardim de Monet tem peixes que são alimentados com curiosidade pelas mãos das crianças do Centro de Educação Infantil Raio de Sol, no Vila Nova, zona Oeste de Joinville. Mais do que um espaço de convivência e de brincadeira, o lugar assume uma função relevante para a escola: é ali que os pequenos de 3 a 5 anos começam a entender mais sobre os animais e sobre o meio ambiente.
O aprendizado também ocorre em todos os ambientes externos, cada um com uma função pedagógica reveladora: apostar na conscientização ambiental. “Nós baseamos a escola sobre dois eixos: a sustentabilidade e a arte. Nosso objetivo é que as crianças acompanhem diariamente o que acontece nos espaços que planejamos para incentivar o cuidado com o meio ambiente”, comenta a diretora, Elizane Correa de Carvalho.

Dessa forma, o Jardim de Monet deixa de ser um espaço de contemplação e de brincadeiras e passa a influenciar diretamente nos momentos de aprendizagem. Ao olhar para o lago da escola e para o Rio Águas Vermelhas, ao lado do CEI, surgem as primeiras contradições. “As crianças percebem que nossa água é limpa e tem vida, diferente do que ocorre no rio ao lado, que é poluído e não tem peixes”, explica a coordenadora pedagógica, Joice Appelt.

Esse ano, o Rio Águas Vermelhas é uma das principais temáticas ambientais do CEI, que tem seus projetos reconhecidos por premiações em nível nacional. Todas as turmas fizeram alguma atividade relacionada ao rio. Uma delas desenvolveu um experimento para entender a importância da mata ciliar para a preservação. A observação e o reconhecimento do espaço também fazem parte das estratégias implementadas. “As crianças aprendem a cuidar da natureza vivenciando. E nós notamos que há uma mudança no comportamento imediatamente”, relata a diretora.

Como a educação ambiental é um dos eixos da escola, diferentes projetos atravessam as práticas pedagógicas. O espaço físico do CEI também é totalmente orientado para a natureza e para a preservação: desde o canto do chá, em que eles escolhem espécies, plantam, colhem e preparam o alimento; passando pelo espaço de contemplação das aves, até a horta escolar e o camping agroecológico, em que os pequenos brincam e aprendem ao ar livre. “Este ano também começamos o projeto de captação da água da chuva, que vai deixar a escola ainda mais sustentável. Nosso objetivo é usá-la para regar nossa horta e espaços externos”, comenta Joice. Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: